segunda-feira, 7 de março de 2011

SOBRE OS SEMINÁRIOS E OS ENSAIOS

SOBRE OS SEMINÁRIOS
Orientações gerais - Formar grupos de 4 a 6 alunos. Selecionar uma obra da lista das referências no Blog www.cawelchdaunifesp.blogspot.com que não seja um dos textos/livros da bibliografia básica indicado no programa para uso na sala de aula. Pode ser um filme. Confira a seleção do grupo com o professor na terceira aula, dia 22 de março. Se iniciando com a sexta semana, a distribuição dos seminários vai acompanhar os temas. Até chegar sua vez, trabalhar no grupo na desconstrução da obra. Presta atenção não só no conteúdo histórico dela e sim na sua estrutura, o contexto de sua construção e publicação, a subjetividade do autor/organizador, a teoria, método e metodologia que a orientaram. Prepara-se um seminário em forma de slides digitais (tipo Powerpoint) para apresentar os resultados de sua pesquisa, analise e postura critica da obra. Organiza sua apresentação em 10 a 15 slides para não ultrapassar 25 minutos.  (O grupo perderá 1 ponto por cada 2 minutos que vai além deste limite.) 
Um plano de trabalho
1)      Formar grupos;
2)     Adotar um nome para o grupo de um/a historiador/a ou figura da história dos EUA;
3)      Selecionar duas obras da lista de Referências, sendo sua primeira escolha e uma alternativa;
4)     Na aula de 22/03 entregar para aprovação uma proposta em papel A4 com o nome do grupo, a lista dos membros, o email de um/a secretário/a, e os títulos das obras selecionadas;
5)     Ler/ver e desconstruir a obra (livro, dissertação/tese ou filme)
6)     Identificar e analisar (em +/- 12 slides)
A)    Titulo de seu seminário
B)     Introdução do grupo
C)    Introdução da obra selecionada
D)    Autor/a – quem era?
E)     Estrutura da obra?
F)     Teoria orientadora do autor e obra
G)   Método orientador da obra
H)   Metodologia aplicada no estudo
I)       Suas conclusões sobre a obra
J)      Seu comentário sobre a desconstrução
7)      Apresentação do seminário
8)     Auto-avaliação referenciada

Proposta -  As propostas deveriam incluir as seguintes informações:
   1. Nome do grupo (historiador ou figura histórica dos EUA);
   2. Nomes dos membros (3 a 5 alunos);
   3. Email do secretário;
   4. Nomes de uma obra selecionada da lista de referências no site e uma alternativa


Avaliação dos seminários - A nota final é a combinação de duas notas. Primeiro, o professor vai dar uma nota para o grupo de 1 a 10 pontos, considerando: a) a fealdade da desconstrução com o conteúdo e interpretação do texto como são entendidos pelo professor (5); b) a qualidade da apresentação em comunicar a leitura do texto pelo grupo (3) e c) a coesão do grupo em todas as fases da tarefa (2).  Segundo, na conclusão do seminário, a partir da nota dada pelo professor, o grupo vai dividir o valor entre seus membros para refletir a contribuição individual de cada um. Por exemplo, um grupo de 4 alunos a receber nota 7, poderia dar 1,3 pontos por cada membro, ou 3 por uma pessoa que se envolveu mais, 2 por mais duas e 0 por uma pessoa que participou pouca. A nota final vai ser a soma das duas notas, sendo 10 o conceito máximo por cada individuo. 

SOBRE OS ENSAIOS
Exemplo de questão
“Sem maldade contra ninguém, com caridade para todos, com firmeza no direito como Deus nos consente vê-lo, seja-nos permitido lutar por concluir a obra em que estamos empenhados, fechar as feridas da nação, cuidar do que tiver caído no campo de batalha, da viúva e do órfão, fazer tudo o que concorra para obter e acalentar uma paz justa e duradoura entre nós e com todas as nações.”  Abraham Lincoln, Segundo discurso de posse, 4 de mar. de 1865. In:  SYRETT, Documentos, p. 222.
Em seu ensaio, analise o fragmento acima a partir das leituras feitas – textos da bibliografia básica, das fontes primárias, dos filmes, dos seminários.  Identifique como a preocupação levantada pelo autor indica o estado dos debates, nos meados do século XIX, acerca da crise que os Estados Unidos estavam passando e o novo período que estaria começando, inclusive seus problemas domésticos e relações internacionais.
Consulta -  Pode consultar uma ficha 15 x 20 cm ou menos, com notas preparadas por você escritas em um lado só da ficha. Coloque seu nome na ficha e entregue a ficha com a prova. Sugestão - que inclua a bibliografia básica como referência para citar na redação de seu ensaio.
 Avaliação dos ensaios –Dos 10 pontos possíveis, são:  5 para o uso certo das interpretações de autores/textos dos seminários, bibliografia básica e fontes primárias apresentados em sala de aula e disponível no site http://www4.fct.unesp.br/docentes/geo/cliff/, propriamente citado (AUTOR, ano); 3 para a originalidade da analise da questão e 2 para a clareza da escrita/forma.

7 comentários:

  1. Ainda estou esperando suas propostas. Me manda até amanhã - segunda-feira -

    As propostas deveriam incluir as seguintes informações:
    Nome do grupo (historiador ou figura histórica dos EUA);
    Nomes dos membros (3 a 5 alunos);
    Email do secretário;
    Nomes de uma obra selecionada da lista de referências no site e uma alternativa

    ResponderExcluir
  2. Olá - Ainda não tenho uma proposta para o grupo da Julia (Noturno).
    Na proposta do Grupo Silvia Plath (Noturno), não tinha email de contato. Os membros são Aline, Deborah, Natalia e Vanessa. Solicito que alguem da sala conversa com elas e pedir para me mandarem um email. Vão apresentar o livro de King, na Aula 11, dia 24/05. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá professor,
    gostaria de saber quando o senhor disponibilizará a questão do primeiro ensaio do dia 02/05?

    Obrigada

    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Prezada Vanessa e demais alunos,

    Vou disponibilizar a questão do ensaio em sala de aula no dia 02/05. Vão responder na hora. Provavelmente, vou deixar vocês utilizar uma ficha de anotações. Para preparar, minha sugestão é que responda para as questões que fazem parte dos títulos das aulas. Pretendo selecionar uma citação que acompanha pelo menos um destes temas.

    ResponderExcluir
  5. Colegas - Pode gostar de saber deste convite para participar do I Colóquio Internacional de História e Música -- Música e Política: um olhar transdisciplinar, que ocorrerá na Unesp, Campus de Franca, estado de São Paulo, nos dias 31 de maio e 1º. de junho, deste semestre. Segue, no cartaz, a relação de conferencistas e, em anexo, toda a programação. As inscrições podem ser feitas via internet, a partir da página da Unesp de Franca, no endereço www.franca.unesp.br/ , no link eventos.

    ResponderExcluir
  6. Colegas,

    Já foi publicado no site o PPT da aula 14 de conclusão com as orientações sobre o ensaio da semana que vem. Foi verificado a inclusão no arquivo 09b-SYRETT na bibliografia da Carta do Atlântico. O único documento que não consta no xerox é o artigo de Pereira sobre o Banco Mundial.
    Desejo um bom feriado para todo mundo e uma boa prova na terça!

    ResponderExcluir
  7. Professor,

    quando serão divulgadas as notas do segundo ensaio e da média final?


    Ate
    Vanessa

    ResponderExcluir