HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO

BEMVINDO, pesquisadores e estudantes da História Social do Campo! Esta página foi criada para facilitar a comunicação entre membros do grupo e outros interessados no tema. Por favor, inscreva-se no blog.

ESTRUTURA - Grupo de Estudos e Pesquisas da História Social do Campo, parte do Grupo História, Memória e Patrimônio do Trabalho (coordenado pelos Professores Doutores Edilene Toledo e Luigi Biondi) do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Guarulhos.

DESCRIÇÃO - O grupo de Estudos da História Social do Campo promove estudos, pesquisas e projetos sobre a história, memória e patrimônio dos trabalhadores do campo (camponeses) e suas organizações na luta pela terra e pelos direitos sociais a partir da formação da República no final do século XIX. 

Coordenado pelo Prof. Dr. Cliff Welch, alunos do grupo lêem em conjunto textos, assistem documentários, elaboram projetos de iniciação científica, realizam pesquisas e planejam trabalhos de campo e projetos de extensão. Apoio financeiro vem de uma bolsa CNPq do projeto “A História Contemporânea da Luta pela Terra no Estado de São Paulo, 1960-2010.” Pode baixar e ler o projeto indo para os LINKS RELEVANTES, na coluna a sua direita neste site, clicando no link "DOWNLOAD TEXTOS AQUI." Chegando no site do link, abra a pasta "Grupo de Estudos."

CALENDÁRIO - As reuniões do grupo para o 1º Semestre de 2012 são agendadas para ocorrer na Sala 11 da Unidade 1 nas quintas no período entre aulas - de 18h ás 19h30. - começando dia 15/03. A segunda reunião está marcada para 19 de abril. Vamos ler um importante avaliação recente da situação global da História Social do Campo escrito por Marcel Mazoyer, professor da Universidade de Paris, com o título "Defendiendo al campesinado en um contexto de globalização"(2001). Nas próximas reuniões, vamos ler clássicos da questão agrária como Kautsky, Lenin e Chayanov.


No dia 15/03, os participantes assistiram as palestras do antropologo Prof. Dr. Luis Daniel Hocsman (UNC-Argentina) e da sociologa Profa. Diana Itzu Gutiérrez Luna (UNAM-México) sobre suas missões de trabalho recentes no Brasil e suas pesquisas atuais -
Luis - "Territorialização do capital no campo argentino: impactos e resistências camponesas"
Diana - "Formas de despojo capitalista y estrategias de defensa del territorio. Experiencias de comunidades Bases de Apoyo Zapatista, y el Congreso Nacional Indígena, México"
O debate foi moderado pelo coordenador do projeto CAPES de cooperação internacional com a Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Prof. Cliff Welch.

DATA, HORA e LOCAL - Reunião 2 - 19/04, 18h00, Sala 11 da Unidade 1, Campus de Guarulhos/UNIFESP [1- 15/03, 18h00, Sala 11 da Unidade 1 do Campus de Guarulhos] 

NÚMERO DE ALUNOS – 20 (aberto)

NÚMERO DE ENCONTROS NO SEMESTRE - 5

Por mais informações, entre em contato com Prof. Dr. Cliff através do blog, no Gabinete 16 da UNIFESP ou por email -  cawelch@unifesp.br

3 comentários:

  1. Na reunião de 29/03, Pedro Camilo e Paula Franca vão apresentar seus projetos de pesquisa, ainda em andamento -


    O projeto do Pedro trata a história da "guerrilha rural" e a figura Cpt. Carlos Lamarca. Pediu para a gente preparar para sua apresentação com os seguintes textos -


    http://historia.abril.com.br/guerra/lamarca-capitao-guerrilheiro-434532.shtml &


    http://www.youtube.com/watch?v=6QkIR0F10X0


    O projeto da Paula trata a história de duas mulheres militantes, também do período da ditadura. São Dulce Maia e Elizabeth Teixiera. Dulce atuava na capital de São Paulo e Elizabeth no campo de Paraíba. Paula recomendou a leitura do seguinte artigo -


    http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/dois/carnei2.htm



    Bem como um trabalho dela sobre a Dulce, que está disponivel na pasta "Grupo de Estudos" atraves do Link Relevante "Download Textos Aqui"

    ResponderExcluir
  2. A próxima reunião do Grupo de Estudos da História da Luta pela Terra é agendada para 28 de abril, às 18h, em Sala 8 do Ceu.

    Resolvemos ler e discutir o livrinho "Que é a questão agrária" de José Grazino da Silva. Uma versão digital do livro está disponivel na pasta "Grupo de Estudos" no site -

    http://www4.fct.unesp.br/docentes/geo/cliff/

    Até ler, boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Adiamos a terceira reunião do Grupo de Estudos da História Social do Campo para dia 5 de maio, um dia famoso, aliás, na história da luta pela terra na América Latina devido a resistência heróica dos camponeses da cidade de Puebla, México, frente invasão dos franceses em 1862.

    ResponderExcluir