terça-feira, 7 de abril de 2015

2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - São José dos Campos

Em 2014 realizamos na Unesp de São José do Rio Preto, a primeira edição das Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária, em conjunto com o 3º Seminário O Trabalho no Século XXI: Educação, Trabalho e Saúde no Campo e o 1º Seminário de Educação do Campo da Unesp de Rio Preto. Vcs podem conferir o website do evento no seguinte link: http://www.fabiofernandesvillela.pro.br/eventos/seminario-trabalhador-2014/home.

Na 1ª edição das Jornadas participaram 57 instituições de ensino superior, entre campus, institutos e universidades brasileiras. O êxito das Jornadas pode ser dimensionado pelos seguintes desdobramentos: (1) permitiram o trabalho coletivo de diversos grupos de pesquisa da mesma universidade que tem em comum o apoio ao MST e a Reforma Agrária; (2) proporcionaram momento importante de integração e articulação entre a comunidade acadêmica e os movimentos sociais do campo; (3) se constituíram como importante espaço de formação e de propaganda sobre os temas da questão agrária, do projeto de país, das matrizes de produção da vida, da estratégia de construção popular e da luta pelo socialismo, no ambiente acadêmico; (4) foram demonstração de apoio das universidades à reforma agrária perante a sociedade.

O desafio para a segunda edição, em 2015, é ampliar a qualidade das ações desenvolvidas, visando tanto a formação e propaganda interna, quanto a comunicação para a sociedade dessa fértil parceria entre as universidades brasileiras e o MST. Para essa tarefa, convidamos a tod@s para as seguintes atividades na Unesp de São José do Rio Preto, dias 22, 23 e 24 de abril de 2015, no Auditório C, a partir das 19:00h:

Dia 22 de Abril de 2015

- Mesa-Redonda: Reestruturação Produtiva, Agronegócio e Educação (Coordenação: Prof. Dr. Vitor Machado – Unesp – Bauru)

- Lançamento do livro: Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil III (Organização Ricardo Antunes, Editora Boitempo)

O terceiro volume de Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, projeto do sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes, explora o laboratório capitalista em países nórdicos e no Brasil, aprofundando o objetivo da série de traçar um panorama do momento atual e do futuro do trabalho e do sindicalismo no Brasil. Dando continuidade ao projeto iniciado com a publicação dos volumes I e II desta série, também pela Boitempo, os autores investigam em profundidade os caminhos do mundo do trabalho contemporâneo, suas metamorfoses e transformações, com o olhar voltado especialmente para o caso brasileiro, mas também para o espaço produtivo e as formas diferenciadas de produção nos países capitalistas centrais.

Dia 23 de Abril de 2015

- Mesa-Redonda: Por uma Reforma Agrária Popular (Coordenação: Coletivo Gregório Bezerra - Comuna Amarildo - Santa Catarina - SC)

Dia 24 deAbril de 2015

- Palestra: Os Caminhos da Agroecologia (Palestrantes: Virlei Ferreira – Coordenação Nacional do MST e Anderson Bacciotti - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Dr. Avelino Aparecido Ribeiro, Iaras – SP).

Mini-Cursos

Dia 23 de Abril de 2015

14:00h as 18:00h

1. História e Atualidade dos Conflitos Rurais no Estado de São Paulo (Observatório dos Conflitos Rurais em São Paulo) (Carga-horária 4h/aula).

Dia 24 de Abril de 2015

14:00h as 18:00h

2. Gênero e Campo (Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro) (Carga-horária 4h/aula).

***

Certificados: os certificados do evento terão carga horária total de 12 horas/aula.

ATENÇÃO: os CERTIFICADOS de participação serão ENVIADOS SOMENTE VIA E-MAIL, em arquivo PDF para impressão, em até 30 dias após o término do evento. SOMENTE serão emitidos certificados para quem assinar a lista de presença nos 3 dias do evento.

Valores: evento gratuito.

Número de vagas: 200 pessoas (capacidade máxima do auditório).

Inscrições: as inscrições para o evento serão feitas no primeiro dia do evento e/ou antecipadas através do website:

www.even3.com.br/2jornibilce

Dúvidas enviar e-mail para: (fabio@fabiofernandesvillela.pro.br)

APOIO

ADUNESP – Rio Preto – Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista
CAPED – Centro Acadêmico “Wilson Cantoni” da Pedagogia – Ibilce – Unesp – Rio Preto
CPT - Comissão Pastoral da Terra – Promissão – SP
DAF – Diretório Acadêmico da Filosofia – Unesp – Rio Preto
NARA-RP – Núcleo Ação pela Reforma Agrária – Rio Preto
Boitempo Editorial - www.boitempoeditorial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário